Perguntas Frequentes (FAQs)

Clique para expandir

Por que razão é mais benéfico vender a casa à HomeZap?

A HomeZap não atua enquanto intermediário, já que adquire diretamente os imóveis. Portanto, não necessita de aguardar vários meses para encontrar um comprador. Graças ao uso de tecnologia, com a HomeZap os proprietários recebem uma valorização inicial de forma gratuita para a sua casa em apenas 48 horas úteis, não sendo para tal requerida qualquer visita.

Como a HomeZap é a compradora direta da casa, ao contrário das imobiliárias, não há cobrança de comissões durante o processo. Graças a HomeZap, em apenas uma semana a venda da casa pode ser assinada numa Conservatória, momento em que o proprietário receberá 100% da oferta de seu imóvel.

Assim, o proprietário também poupa as despesas que por vezes são geradas durante o processo de venda para a manutenção da casa se tal processo for demorado, como o pagamento de hipotecas, materiais ou condomínio. Além disso, durante todo o processo, será realizada apenas uma visita para vistoria técnica antes da escritura.

Por outro lado, HomeZap cuida de toda a papelada neste processo, orientando os clientes se, por exemplo, houver necessidade de cancelar um crédito à habitação. O objetivo é fazer com que um processo tradicionalmente moroso e complexo, como a venda de uma casa, se transforme numa transação simples.

Que fatores de risco são eliminados ao vender um imóvel à HomeZap?

Vender uma casa é uma das experiências mais stressantes da vida de uma família, mais difícil e burocrático em alguns casos do que mudar de emprego ou ter um filho, conforme demonstram vários estudos. A HomeZap remove todos esses fatores de stress do processo de venda, transformando-o numa transação muito rápida e simples.

Nesse sentido, entre os principais motivos pelos quais o nosso serviço se afirma como uma mais-valia destacam-se a eliminação de fatores de risco como:
- A incerteza dos prazos do processo e da sua formalização;
- O risco de que a venda fracasse por falta de financiamento da parte do comprador;
- Receber um grande número de visitas, com tudo o que isso implica (disponibilidade, manter a casa apresentável, etc.);
- Excesso de burocracia.

Que tipo de imóveis é que a HomeZap compra?

O nosso propósito é permitir-lhe vender a sua casa da forma mais cómoda, rápida e simples possível.

Para a compra do seu imóvel temos definidos os seguintes requisitos:
- Localização nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal (sendo que em breve serão anunciadas novas cidades onde estaremos disponíveis);
- Imóvel devidamente licenciado para uso residencial (não adquirimos escritórios, prédios rústicos, etc.);
- Tratar-se de um imóvel cujo vendedor detém a propriedade plena;
- Ter uma área de mínima de 40 m²;
- Valor de aquisição abaixo do limite máximo de 300.000 euros.

Isto não significa que uma casa é melhor ou pior do que outra. A HomeZap definiu estes requisitos porque o modelo de negócio da empresa é baseado na compra, remodelação e venda de casas. 

O objetivo é que este processo se possa desenvolver num prazo máximo de três meses. Por isso, é necessário que as casas tenham características que facilitem o pós-aquisição.

No entanto, estes critérios podem mudar, visto que o mercado imobiliário está em constante transformação. É por isso que o convidamos a preencher o nosso formulário de contacto, mesmo que o seu imóvel não cumpra todos os requisitos estabelecidos. Assim poderemos prestar esclarecimentos ou até mesmo entrar em contacto quando seu imóvel atender aos nossos critérios.

Em que zonas do país a HomeZap desenvolve a sua atividade?

A HomeZap opera atualmente nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal. Contudo, os objetivos da nossa plataforma passam por continuar a crescer e oferecer os seus serviços a curto prazo também noutras regiões de Portugal, bem como expandir a sua atividade a nível europeu.

Assim sendo, apesar de presentemente só operarmos em Lisboa, Porto e Setúbal, caso esteja interessado em vender a sua casa noutra zona do país, pode também preencher o nosso formulário online. Logo que os nossos serviços estejam disponíveis nessa localização, entraremos em contacto.

A HomeZap cobra comissões?

Não. A HomeZap é a compradora direta das casas, portanto não há intermediários e, por isso, não cobra comissões em nenhum momento do processo.

O nosso modelo de negócio é autónomo e assume o risco de comprar diretamente as casas que os proprietários desejam vender, dispensando intermediários no processo e as respetivas comissões.

Além disso, graças a este sistema, garantimos que a venda se pode concretizar em cinco dias e que o pagamento é feito no mesmo dia da escritura.

Como é possível vender um imóvel à HomeZap em apenas 5 dias?

Além de uma equipa especializada em imobiliário, a HomeZap tem contacto direto com as diferentes entidades envolvidas nestes processos, como é o caso das Conservatórias e até bancos, o que facilita o processo. A empresa detém igualmente a tecnologia necessária para tornar o processo mais eficiente.

Denote-se que existem casos especiais e que transcendem a HomeZap que poderão levar a que a venda pode demorar um pouco mais, como por exemplo quando se trata de imóvel que tem uma penhora ou com um crédito associado que necessita do distrate de hipoteca.

Vender Imóvel

Obter uma oferta de compra

Para obter uma proposta da HomeZap tenho algum tipo de custo ou compromisso?

Não, com a HomeZap não terá de fazer qualquer pagamento para receber uma oferta competitiva. Basta completar os diferentes passos do nosso simulador com os dados do imóvel e, num prazo até 48 horas úteis, calcularemos uma oferta, que será remetida via email. É tão simples quanto isto.

Atualmente, existem muitas ferramentas online gratuitas para fazer a avaliação de um imóvel. No entanto, a maioria tem apenas em consideração o preço do metro quadrado na zona especifica em que se encontra a casa para calcular um preço estimado. Isto significa que apresentam apenas um valor aproximado, não considerando muitos fatores importantes como o andar, se tem elevador, outras valências da propriedade, etc.

Além disso, na HomeZap não fazemos apenas avaliações, mas ofertas de compra. A partir dos dados inseridos no formulário, fazemos uma valorização inicial que tem em conta o preço médio por metro quadrado de imóveis com o mesmo tipo de características e em estado de conservação similar na mesma localização.

Depois, numa única avaliação presencial fazemos uma análise detalhada de todas as características e condições do imóvel de forma a determinar o valor real de mercado. A esse valor será deduzido o custo com as eventuais obras que a HomeZap terá de realizar para valorizar o imóvel posteriormente. É com base nesses cálculos que iremos apresentar a nossa proposta final de compra.

Tudo isto é feito gratuitamente, pelo que não assume qualquer compromisso connosco ao solicitar uma oferta para a compra da sua casa.

Quão detalhadas são as vossas propostas de aquisição?

Em todas as ofertas discriminamos como chegámos ao preço final apresentado, para tenha todas as informações e possa decidir se está interessado. As nossas ofertas são objetivas e justas em relação ao valor de mercado do momento, além de que serão a alternativa mais rápida, conveniente e totalmente transparente para vender a sua casa.

A HomeZap durante o processo oferece toda a informação necessária para simplificar a componente burocrática, indicando todas as necessidades e esclarecendo todas as dúvidas.

Como posso receber uma proposta de compra por parte da HomeZap?

Com a HomeZap, obter uma proposta de compra gratuita e não vinculativa para o seu imóvel é muito simples. Basta preencher o nosso formulário com os dados da casa que pretende vender. A equipa de atendimento ao cliente da HomeZap entrará, posteriormente, em contacto para o número de telefone fornecido para verificar todas as informações e informar sobre as próximas etapas.

Com os dados do seu apartamento, faremos uma valorização inicial e uma avaliação presencial para calcular uma oferta de compra competitiva, que receberá no seu email em 48 horas úteis.

Faça aqui a sua simulação

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Tenho de pagar pela avaliação do imóvel ou pela proposta de aquisição?

Não. A HomeZap é a compradora direta das casas, portanto não há intermediários e, por isso, não cobra comissões em nenhum momento do processo.

O nosso modelo de negócio é autónomo e assume o risco de comprar diretamente as casas que os proprietários desejam vender, dispensando intermediários no processo e as respetivas comissões.

Além disso, graças a este sistema, garante que a venda pode concretizar em cinco dias e que o pagamento é feito nomesmo dia da escritura.

Como é que a HomeZap calcula o valor da oferta?

Com base nos dados inseridos no formulário online de venda de uma casa, fazemos uma valorização inicial, através da análise das características do imóvel e comparando-o com outras residências similares na mesma localização, área, etc.

Depois, agendamos uma única avaliação presencial em que fazemos uma análise detalhada de todas as características e condições do imóvel de forma a determinar o valor real de mercado.

A esse valor será deduzido o custo com as eventuais obras que a HomeZap terá de realizar para valorizar o imóvel posteriormente, bem como a nossa taxa de serviço. É com base nesses cálculos que iremos apresentar o valor da oferta final.

É importante denotar que o preço a que as casas são anunciadas não é igual ao valor final a que são efetivamente vendidas. Quando falamos em preço de mercado, referimo-nos ao preço final de venda, que varia significativamente em relação ao preço anunciado no início. Por exemplo, em Lisboa seja qual for o preço da casa, será vendida, na escritura, a menos cerca de 20% daquilo que é pedido; já no Porto este diferencial atinge mesmo os 30% - de acordo com um estudo da Confidencial Imobiliário.

Em todas as ofertas discriminamos como chegámos ao preço final apresentado, para tenha todas as informações e possa decidir se está interessado.

Se a casa estiver hipotecada ou for herança, posso vendê-la à HomeZap?

Sim, pode vender a sua casa através da HomeZap quer tenha uma hipoteca (crédito à habitação) ou resulte de uma herança.

Caso tenha uma hipoteca (crédito à habitação), a equipa da HomeZap presta aconselhamento sobre como pode pagar a dívida referente ao seu empréstimo. Será necessário tratar, por exemplo, do distrate da hipoteca antes de assinar a nova escritura. Com este documento o banco renuncia à hipoteca que foi constituída a seu favor e declara a dívida como saldada, deixando, por isso, de ter quaisquer direitos sobre o imóvel. Para simplificar, a nossa equipa vai guiá-lo em todas as etapas e ajudá-lo com todos os documentos.

Por outro lado, se herdou uma casa que deseja vender, também podemos ajudá-lo com os procedimentos anteriores à transação. Em primeiro lugar, será necessário calcular as mais-valias do imóvel, declarar a venda do imóvel herdado no IRS e efetuar a escritura. Denote-se que todos os custos relativos à escritura e respetivos impostos associados à aquisição são suportados pelo comprador da habitação, neste caso a HomeZap.

Note que se o imóvel não estiver registado em seu nome não poderá vendê-lo. Por isso, é importante que atente a este aspeto no processo de venda de imóvel herdado. Porém, também neste caso a nossa equipa poderá ajudar.
Quando a casa é herdada por várias pessoas, a melhor opção é vendê-la de forma rápida e confortável, pois envolve custos de manutenção imprevistos e a sua gestão entre várias pessoas pode ser complicada.

Tenho de fazer remodelação/obras antes de vender/solicitar uma oferta?

Não. Na HomeZap podemos comprar a casa independentemente do estado em que se encontra – esteja ou não remodelada.

Os proprietários não precisam de investir tempo ou dinheiro para fazer as melhorias se não quiserem. Temos uma equipa que, antes de voltar a colocar a casa à venda, efetuarão as obras que considerarem necessárias, assumindo o seu custo.

Vender a sua casa connosco é tão fácil quanto preencher o nosso formulário online e em 48 horas úteis enviamos-lhe uma proposta de compra. Não é necessário enviar fotos, assumimos que o estado da casa é o ideal. Depois de receber a sua oferta, iremos efetuar uma avaliação presencial à casa. É aí que iremos verificar pessoalmente o estado e, caso necessite de remodelações, poderemos reajustar a oferta de compra final.

Se fiz recentemente remodelação/obras, de que forma impactará o valor oferecido pela HomeZap?

Quando calculamos a oferta de compra da sua casa, consideramos que se encontra em bom estado. No entanto, pedimos que partilhe detalhes de qualquer remodelação feita nos últimos 5 anos. Quaisquer melhorias podem provavelmente aumentar a valorização da sua casa.

Mesmo assim, denote-se que não avaliamos apenas o estado geral da casa quando a oferta é feita. O resto das características também influenciam o preço de mercado do imóvel. Para calcular uma proposta de compra, temos em consideração outros elementos, como o número de metros quadrados da casa, o número de quartos, o andar, se tem elevador, em que zona se encontra, etc.

Quanto tempo disponho para aceitar a avaliação presencial após receber a valorização indicativa inicial?

A partir do momento em que recebe a oferta por e-mail, a valorização indicativa inicial é válida durante 15 dias. Durante este período pode avaliar a oferta e esclarecer quais dúvidas com a nossa equipa.

Depois de concordar com valorização inicial, entraremos em contacto para agendar uma data para a avaliação presencial, na qual a nossa equipa faz uma análise detalhada de todas as características e condições do imóvel deforma a determinar a proposta final de compra.

Podemos comprar a casa em apenas 5 dias. No entanto, às vezes os proprietários pedem mais tempo de margem para, por exemplo, realizar uma mudança com maior tranquilidade. Nesses casos também podemos assinar um contrato de compra e venda e agendar a compra para mais tarde sem custos adicionais. A conveniência para os vendedores é uma das prioridades da HomeZap.

Finalizar o processo de venda

Quais os procedimentos após aceitar a proposta de aquisição da HomeZap?

Vender o seu imóvel através da HomeZap é muito fácil e rápido. O nosso processo é baseado em quatro etapas simples: simulação, valorização, avaliação e venda.

1. Simulação: Basta indicar alguns dados sobre o imóvel que pretende vender.

2. Valorização: Em 48 horas úteis receberá uma oferta gratuita para a sua casa.

3. Avaliação: Caso aceite, entraremos em contacto para agendar uma avaliação presencial, em que faremos uma análise detalhada de todas as características e condições do imóvel de forma a determinar o valor realde mercado e apresentar uma proposta final de compra.

4. Venda: Em apenas 5 dias, agendamos a escritura e receberá o dinheiro na conta.

Neste processo, a HomeZap assume toda a burocracia necessária para que não tenha de se preocupar com nada eem poucos dias venda o imóvel de forma confortável e sem dores de cabeça.

A HomeZap trata de toda a burocracia associada à venda do imóvel?

Sim, na HomeZap a nossa prioridade é evitar que a venda do imóvel seja stressante e demorada. Por isso, além de apresentarmos uma proposta inicial de compra em apenas 48 horas úteis também simplificamos todo o processo posterior.

Tratamos de todos os documentos necessários para efetuar a venda e colocamos a nossa equipa à sua disposição para esclarecer detalhadamente todo o processo e tirar quaisquer dúvidas que possam surgir. Por exemplo, além de assumir o seu custo, é a HomeZap que trata de obter o Certificado Energético da casa, caso não tenha um, uma vez que este é obrigatório efetuar a transação.

Além disso, se tiver alguma outra situação específica a resolver antes de vender a casa, também oferecemos aconselhamento. Muitos proprietários têm um crédito à habitação e querem pagar a dívida remanescente ao banco com o dinheiro da venda. A nossa equipa jurídica não só aconselha sobre como tratar deste tipo de assuntos, como também ajuda com toda a documentação.

Há também quem pretende vender um apartamento herdado, sendo que neste caso são necessários uma série de procedimentos como calcular as mais-valias do imóvel ou declarar a venda do imóvel herdado no IRS. Também neste caso, a nossa equipa orienta passa a passo para que não tenha de se preocupar com nada.

Recebi uma resposta negativa por parte da HomeZap. A que se deve?

Caso tenha recebido uma resposta negativa, significa que infelizmente o seu imóvel não se enquadra nos tipos de apartamentos que poderá vender através da HomeZap e não podemos apresentar-lhe uma oferta. Para a compra do seu imóvel temos definidos os seguintes requisitos:

- Localização nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal (sendo que em breve serão anunciadas novas localizações onde estamos disponíveis);
- Imóvel devidamente licenciado para uso residencial (não adquirimos escritórios, prédios rústicos, etc.);
- Tratar-se de um imóvel cujo vendedor detém a propriedade plena;
- Ter uma área de mínima de 40 m²;
- Valor de aquisição abaixo do limite máximo de 300.000 euros.

A que se devem os critérios de aquisição da HomeZap?

A HomeZap definiu estes requisitos porque o modelo de negócio da empresa é baseado na compra, remodelação e venda de casas. O objetivo é que este processo se possa desenvolver num prazo máximo de três meses. Por isso, é necessário que as casas tenham características que facilitem o pós-venda.

No entanto, estes critérios podem mudar, visto que o mercado imobiliário está em constante transformação. É por isso que o convidamos a preencher o nosso formulário online de venda de uma casa mesmo que o seu imóvel não cumpra todos os requisitos estabelecidos. Assim poderemos ajudá-lo ou entrar em contacto quando seu imóvel cumprir os nossos critérios.

A que se devem os critérios de aquisição da HomeZap?

A HomeZap definiu estes requisitos porque o modelo de negócio da empresa é baseado na compra, remodelação e venda de casas. O objetivo é que este processo se possa desenvolver num prazo máximo de três meses. Por isso, é necessário que as casas tenham características que facilitem o pós-venda.

No entanto, estes critérios podem mudar, visto que o mercado imobiliário está em constante transformação. É por isso que o convidamos a preencher o nosso formulário online de venda de uma casa mesmo que o seu imóvel não cumpra todos os requisitos estabelecidos. Assim poderemos ajudá-lo ou entrar em contacto quando seu imóvel cumprir os nossos critérios.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.